Powered By Blogger

sábado, 30 de outubro de 2010

Caderno de Viagens da Pilar

Já me decicdi, vou para Paris! 
Vou contar toda minha aventura no meu caderno de viagens. Paris é uma cidade histórica, elegante, cheia de requinte. Paris para crianças! As pontes, as tulipas, os monumentos, os museus, as lojas deslumbrantes, o sotaque maravilhoso... Será uma grande aventura, vou no inverno e preciso de agasalhos, lá faz muito frio e às vezes até neva. Como vou viajar?! Com quem vou?! Vou com minha família, num grande unicórnio branco com um lindo chifre colorido. Vamos voar sobre a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo, além de passear pela elegante Champs-Elysées... Vou viajar na minha imaginação e usar toda criatividade.

O caderno de viagens é super legal, tem espaço para desenhar, colar fotos, cartela de adesivos, mapas e muitas páginas para contar minhas aventuras.

Au revoir!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Os Sabe -Tudo ( 7-8 anos)

Meu passa-tempo. Gostei muito! Posso ler sozinha ou usar como jogo de perguntas e respostas com minhas amigas ou em casa com a família. Leia, pense e responda. Uma alternativa que estimula a cuca. Li tudo em 2 dias, não conseguia parar. Indico para meninos e meninas.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

O fantástico mistério de Feiurinha

" E viveram felizes para sempre?" Hum...E depois o que é que acontece? Este livro de Pedro Bandeira conta o que acontece depois desta famosa frase. Branca de neve agora é Branca Encantado, pois adotou o sobrenome do marido depois de casada, aguarda o 7° filho e acaba de se encontrar com chapeuzinho Vermelho. Depois vem Cinderela e Rapunzel. E agora o que vai acontecer?! Eu só posso dizer que o livro é massa!!Muito bom! As meninas vão amar!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A palavra perdida

Como encontrar a palavra perdida? Uma palavra esquecida, que existia na nossa língua e nos livros, mas que agora desapareceu. Vovô Janjão tenta explicar para Rafa e Tininha que a palavra não fugiu, mas fomos nós que esquecemos dela. Ele não conseguia lembrar, nem imaginar em qual livro, em qual página ela devia estar. Os meninos ficaram com pena do avô, apesar de não terem entendido direito a história daquela palavra, ainda mais que seu Janjão não lembrava nem mesmo com que outra ela se parecia. Seus netos, Rafa e Tininha, numa aventura vão em busca da tal palvra perdida, que ganha um significado para a vida deles, pois sua mãe estava grávida e uma grande surpresa viria. Eles que estavam resistente a idéia de ganhar um novo irmão(ã) passam por uma grande mudança. Ah! Não mais vou contar. 
O livro é muito legal!

domingo, 24 de outubro de 2010

Pegue o livro! Ler é divertido!!

Criando um hábito de leitura - Ouço algumas pessoas falando que não conseguem ler um livro, ou não gostam... Eu não entendo muito porque, acho que ler é maravilhoso, uma diversão. Então fiquei pensando e comecei a imaginar porque algumas pessoas são resistentes a leitura...Hum!! Acho que começam de maneira errada, sei lá, escolhem algo que não é muito atrante para seu momento ou querem abraçar o mundo de uma só vez. Tem que começar devagar, aos poucos e o livro tem que falar sobre algo que você goste muito. Tenho algumas dicas para quem quer criar um hábito saudável e criativo:
  • Leia diariamente
  • Procure um lugar confortável
  • Cuidado com a iluminação, ambiente mal iluminado pode prejudicar sua visão
  • Diversifique sua leitura - diferentes temas
  • Veja o livro como algo que pode lhe proporcionar bons momentos de prazer
  • Compartilhe um pouco do que está lendo com outras pessoas - fale sobre o livro
  • Crie metas de leitura
  • Faça sua própria lista de desejos, anote os livros que gostaria ler
  • Faça parte de uma comunidade leitora e troque idéias  
  •  
     

    sexta-feira, 22 de outubro de 2010

    Romeu e Julieta

    Um clássico de Shakespeare, contado para crianças. Esta é provavelmente a mais conhecida história de amor de todos os tempos. Ela se passa na Itália e conta sobre duas famílias ricas e rivais que viviam em conflito: Os Capuleto e os Montecchio. Até que Julieta, filha de Capuleto, e Romeu, jovem Montecchio, apaixonam-se perdidamente... A história é linda e me fez chorar!!Sem comentários!

    quinta-feira, 21 de outubro de 2010

    O livro dos meus jogos

    Valentina!!! 
    Muito bom! Super legal, para fazer brincando. Atividades, passatempos, receitas, caça-palavras...Desperta a criatividade e imaginação. Dica: Fazer um pouco a cada dia, curtindo os desafios.
     Brincar com as palavras também é divertido!

    quarta-feira, 20 de outubro de 2010

    Ler o quê?!! Do que você gosta?

    1. Contos de Fada - Narrativas onde o herói ou heroína enfrenta grandes dificuldades antes de vencer o mal. Muita magia e encantamento. Animais e flores que falam são comuns, além das fadas, é claro. Ex: Tinker Bell, A Bela Adormecida, Cinderela, Rapunzel, A Bela e a Fera, etc.
    2. Histórias - Livros baseados na história de vida dos reis, heróis ... Tem também histórias sobre o mundo, a natureza, as cidades... Ótimo gênero para expandir o mundo das crianças. As histórias bíblicas também fascinam.  Algumas precisam da ajuda do adulto para melhor compreensão, caso contrário, as crianças podem abandornar a leitura.
    3. Poesia - Poemas de leitura, curta e clara, rimas e adivinhas. Este  gênero exige mais maturidade e conhecimento, a leitura da poesia deve ser oferecida no momento adequado, quando a criança já tem condições de apreciá-los.
    4. Romance - Nesse estilo, há séries que tem sido a paixão de gerações de meninas (romances cor de rosa). O importante é desenvolver o gosto pela leitura, depois outros gêneros fluirão.
    5. Aventuras - Na literatura infantil os livros de aventura são muito pedido pelas crianças. São muito importantes para sua formação, eles podem perceber através das diferentes situações, os valores e interesses que orientam as ações dos personagens. Descobrindo uma nova maneira de viver e compreender a realidade formando o seu sistema de valores pessoais. A aventura como o elo entre a literatura e a vida, respostas para muitos porquês. Através dela, a criança interpreta o mundo e conhece a si mesmo.
    6. Misterios - O livro não deve se tornar uma tortura, por isso, é importante a leitura de temas interessantes, que atraia o leitor. É um excelente estilo para quem gosta de variar e ter surpresas.
    7. Quadrinhos - Os quadrinhos com sua mistura de imagens, textos e personagens fictícios levam a criança a ver a vida de forma diferente. A força mágica e irresistível desse estilo atrai as crianças e jovens. Será muitas vezes a porta de entrada para o mundo dos livros e da leitura. Pode ser lido simultaneamente com outros gêneros para melhorar o hábito da leitura.

      terça-feira, 19 de outubro de 2010

      Filomena Wonderpen é uma Boneca Pequenina

      Li em 1 dia. É muito legal! A menina que consegue fazer seus desenhos virarem realidade com sua caneta-maravilha. Ela queria ganhar uma montanha de brinquedos com seus amigos numa competição. A Caçada ao Bilhete Prateado foi uma grande aventura, que quase deu errado. Ah! Essa Filomena,viu?! Apronta cada uma...rsss. Eu também gostaria de ter uma caneta-maravilha, o livro despertou minha imaginação
      O livro é muito divertido!! Amei!

      Odisseia: Um clássico de Homero

      Ufa! Acabei!  
      Demorei quase 1 mês para terminar o livro, mas valeu a pena. Uma linguagem diferente, cheio de nomes estranhos, alguns nomes quase não conseguia falar direito...rsss. Lia um pouco a cada dia para entender bem a história, quando tinha um trecho que não entendia direito, pedia ajuda para minha mãe. O livro fala do retorno de Ulisses para casa, depois que acabou a guerra de Tróia. Ulisses é o nome romano, na Grécia, ele é chamado de Odisseu, por isso essa história se chama Odisseia. Conheci um pouco da mitologia grega, me encantei com o amor de Penélope por Ulisses que depois de 20 anos ainda amava e tinha esperança do retorno do seu amado. Durante este período de espera, surgiram muitos pretendente que ficavam na sua casa consumindo seus bens e exigindo que ela tomasse uma decisão e escolhesse um deles para se casar novamente. Ela se sentindo pressionada, declara que só escolheria um deles depois que terminasse uma colcha, para envolver seu sogro, quando ele morresse. Penélope nunca terminava a colcha, pois o que fazia durante o dia, desfazia à noite, assim como nunca terminava, ia enrrolando os pretendentes, na esperança do retorno de Ulisses. Passeei no mundo dos ciclopes, os gigantes de um olho só, me apavorei com os gigantes comedores de gente e a medusa, aquela que tem cobra na cabeça, no lugar de cabelos, e se olhar nos olhos dela a pessoa vira pedra. No final, depois de muitas aventuras, Ulisses consegue retornar a sua casa, se vinga dos pretendentes e reencontra sua família. 

      Aprendi sobre fidelidade e esperança.


      • Ah! Também descobri sobre a origem da palavra boato. No retorno de Ulisses para casa, foi um homem chamado Boato que espalha para os habitantes de Ítaca sobre seu retorno e sua vingança. Havia muitos anos que Ulisses não voltava para casa e as pessoas não sabiam se era verdadeira ou não aquela notícia.

      segunda-feira, 18 de outubro de 2010

      La Pietà de Michelangelo

       Esculpida em mármore, Michelangelo retrata a dor de uma mãe com a perda do seu filho amado (Maria com Jesus em seus braços após a crucificação). Atualmente esta obra está localizada no interior da Basílica de São Pedro em Roma. A data da obra é de1499. Quando terminou Pietà ele se dirigiu à escultura e disse: "Parla! Perchè non parla?" (Fala! Porque não fala?). Conheci esta história e achei tão interessante que postei aqui no blog. Realmente a escultura é linda e parece verdadeira.
      Parla!!

      Lazer criativo: Pessoas criativas!

      Um momento para relaxar, se divertir. É um recreio, onde podemos desenvolver informações de forma natural e descontraída, sem obrigrações. Leitura e lazer, uma união bem criativa, desenvolvemos habilidades de forma prazerosa e divertida. Qual o seu lazer criativo?! O meu é ler um livro legal. Encontre o seu e aprenda se divertindo. Renove suas idéias e aumente sua criatividade. Minha vovó, por exemplo, gosta de pintar quadros como lazer e quando ela pinta, fica mais alegre, produtiva e criativa...Se ligue nessa idéia e encontre seu momento criativo de forma prazerosa. 
      Faça o que você ama de forma divertida!

      Cantinho da leitura

      É muito importante o meu cantinho de leitura, pois é aqui que eu leio na maioria das vezes. É onde eu estudo e tenho a minha pequena biblioteca, guardo na prateleira os livros que já li e na caixa os livros que ainda estou lendo. Gosto de ler pelo menos 2 livros ao mesmo tempo. Gosto de ler à noite, principalmente antes de dormir. A leitura diária já faz parte da minha rotina. Leio, oro e depois vou deitar...
       
      Meu momento de relaxar!

      quarta-feira, 13 de outubro de 2010

      Maria Quitéria - A Injustiçada

      Resgatando a Cultura Baiana
      Recebi este livro das mãos do próprio autor (Eduardo Kruschewsky) dia 12/10 na AABB, com direito a dedicatória e tudo. É um livro muito legal que resgata a história de  vida de Maria Quitéria (heroína da Guerra da Independência), que viveu na Bahia no séc. XIX. O livro conta a história de maneira criativa, com muitas ilustrações, como uma revista em quadrinhos, o que facilita bastante o entendimento.

      Eu faço leitura compartilhada!!

      Ler em família
      Eu leio a maioria dos meus livros sozinha, mas sempre escolho um para compartilhar com minha mãe. Lemos juntas praticamente todos os dias e é muito legal! É o nosso momento! Conversamos sobre o trecho do livro que estamos lendo, falamos de nossos sentimentos e opiniões... Eu leio com minha mãe, mas pode ser com seu pai, tio, avó ou irmão. É muito legal compartilhar histórias com alguém. Construa mais esse laço com seu familiar. Compartilhar faz bem!!

      segunda-feira, 11 de outubro de 2010

      Cozinhar também é divertido!!

       
       Mini Chef Patissier - Design de Doces 
       Cupcake Chocolate e Morango e Popcakes de chocolate. 
      Tudo uma delícia, com muita diversão aprendemos a receita e nos encantamos com a nossa criação.
      Uma aula super gostosa, recheada de imaginação e criatividade. Aprender a cozinhar é importante na vida da criança.Os benefícios são muitos, desenvolve a confiança, auto-estima, estimula o paladar e a descoberta de novos sabores...As cores, as texturas diferentes também fazem parte deste universo.
      Cozinhar é uma arte que pode revelar deliciosas surpresas!

      Curso de culinária para crianças com Izabella Curvello - Gastróloga

      Eu leio Judy Moody!!


      Judy Moody
      Quer a Fama!!
      Muuuitoo Bom!! O livro é massa, ela quer ser famosa de qualquer jeito e faz de tudo para conseguir...
      E é nesta aventura que ela passa por muitas situações divertidas.
      Li rapidinho, é tão bom que não conseguia parar de ler. 
      Quero outro Judy Moddy!!

      domingo, 10 de outubro de 2010

      Pensando e lendo

      Ler nos faz pensar e imaginar o que não vemos. Ler  nos faz escrever e se relacionar melhor com as pessoas. Desenvolve um auto-conhecimento, um senso crítico, além de desenvolver valores como amizade, bondade, fidelidade, compaixão... Ler é legal!!

      sexta-feira, 8 de outubro de 2010

      Revista em quadrinhos!!

      Os gibis são uma excelente opção para quem quer começar a ler. Historinhas rápidas e divertidas. Escolha seus temas preferidos, existe uma variedade enorme...para meninos e meninas, crianças, adolescentes e até para adultos. Já fiz minha seleção para o final de semana.
      Revista em quadrinhos é legal!!

      quinta-feira, 7 de outubro de 2010

      Mergulhando no livro


      Um bom livro transforma palavras em idéias, abre o mundo da imaginação e com ele podemos mergulhar na história dos personagens. Provar sensações como o perigo, entusiasmo, mistério...Nos emocionar com as diferentes situações, se divertindo, sorrindo ou até mesmo chorando, vivendo uma aventura a cada dia.

      terça-feira, 5 de outubro de 2010

      Passaporte: Viajar faz bem!

      • O livro é o seu passaporte ao mundo do conhecimento e da descoberta...
      • A leitura estimula a criatividade, imaginação, inteligência e a fluência verbal.
      • O livro deve fazer parte do dia-a-dia da criança, da mesma forma que seus brinquedos.
      • É maravilhoso poder viajar no mundo de aventuras, passeando pelos desenhos e histórias diferentes.

      segunda-feira, 4 de outubro de 2010

      Teatro, é pra já!

      O tesouro mágico
      Amo ir ao teatro! Esta peça é uma história de amizade e conquistas. O mundo infantil e valores, como respeito às diferenças.
      Muito boa, eu recomendo!!

      sábado, 2 de outubro de 2010

      Nanny McPhee e as Lições Mágicas

      Fiz minhas atividades da escola, cumprir minhas obrigações...  E ganhei o direito de assistir:
      Muito divertido! Valeu a pena! 
      Até me emocionei no final...quase chorei.

      Algumas lições:
      1. Não brigar
      2. Compartilhar
      3. Ajudar os outros
      4. Ter coragem
      5. Ter fé



      Faz de conta...